A Fusão de Empresas é um instrumento legal aplicado quando duas ou mais organizações são fundidas, podendo assim dar origem a uma nova entidade. Através da Fusão de Empresas, ocorre a concentração vertical ou horizontal das operações, dando origem a muitas vantagens de mercado. Adicionalmente, a fusão de empresas permite reduzir os custos e tornar as empresas competitivas na distribuição de produtos, e, ainda, eliminação da concorrência, gerando uma maior quota de mercado.
A Fusão de Empresas é um processo desenvolvido por duas ou mais organizações que combinam os seus ativos para criar uma nova entidade.As fusões são geralmente realizadas com empresas de dimensão semelhante.
Num âmbito de Aquisição de Empresas, normalmente, uma empresa de maior dimensão compra uma empresa pequena e controla a totalidade dos seus ativos.
As principais razões que levam as empresas a fusões e aquisições estão relacionadas com:
Os processos de fusões e aquisições também permitem às empresas aceder a novos mercados ou melhorar a sua posição competitiva no setor de atividade. Muitas empresas visam também obter uma posição dominante ou de monopólio.
Tratamos de todas as etapas relacionadas com os processos de fusão de empresas, incluindo: